Blog

Como funciona a internet por fibra óptica?

A internet, uma das maiores ferramentas e soluções que a humanidade já criou, sendo agora, algo impossível de não ser usado nos dias atuais. Tudo está e tudo se pode fazer pela internet, facilitando muitos processos e atividades. É informação em nossas mãos na hora em que queremos. Mas como a informação chega tão rápido? Como a internet funciona? Fibra óptica é a resposta e nós explicaremos como ela funciona e é tão importante para nós.

Mas o que é fibra óptica?

É um cabo composto por um núcleo (filamento de vidro), que é revestido por um material isolante de ondas eletromagnéticas. Por isso, a fibra óptica é um material que não sofre interferências de ondas eletromagnéticas de outras redes; e por isso, também, que ela é tão importante para a gente. Pelo fato de a fibra óptica ser imune à interferências colabora para nos fornecer uma internet mais rápida e sem muitas falhas de sinal. Assim, você possui uma qualidade de navegação muito mais satisfatória, sem ficar se preocupando com quedas frequentes de conexão e baixa velocidade. A fibra óptica serve para potencializar e dar mais qualidade de conexão à internet que os meios de comunicação precisam atualmente.

Mas como essa fibra funciona?

Pense em um cano plástico flexível com milhares de quilômetros e o interior deste cano é todo revestido com um espelho perfeito e esse espelho foi feito de vidro extremamente puro, de modo que, mesmo que seja vários quilômetros de comprimento, a luz ainda pode atravessá-lo. Agora, imagine que você está olhando em uma das pontas do cano e que há vários quilômetros de distância, na outra ponta, um amigo seu liga uma lanterna e reflete sua luz dentro do cano. Já que o interior do cano é revestido de um espelho perfeito, a luz da lanterna refletirá na superfície do cano e você a verá na outra ponta. Se o seu amigo começar a ligar e desligar a lanterna à maneira do código Morse, ele conseguirá se comunicar com você por meio do cano. E é assim que o cabo de fibra óptica funciona; a informação é transmitida através de sinais elétricos transformados em pulsos de luz que viajam pelo cabo através do reflexo do espelho.

Para realizar a transmissão de dados em uma fibra óptica, é preciso utilizar equipamentos especiais que contenham um foto emissor, ou seja, um aparelho que possa transformar sinais elétricos em pulsos de luz. Assim os pulsos de luz passam a representar valores digitais binários correspondentes aos dados. Mas esta é uma das desvantagens da fibra óptica, o custo é muito alto. Mas as vantagens ganham, entre elas estão: a fibra ótica tem uma área de cobertura maior; o interior dos cabos podem apresentar resistência a danos e durabilidade maior do que a fiação de cobre; capacidade para transportar grandes quantidades de informação; Imunidade às interferências eletromagnéticas; matéria-prima muito abundante; segurança no sinal; facilidade na instalação.

Mesmo que muitos testes e pesquisas com tecnologias superiores já estejam em desenvolvimento, a fibra ótica ainda oferece o que há de mais avançado em termos de conectividade para nós e vai continuar sendo assim por um bom tempo.

< Voltar

SUGESTÕES PRA VOCÊ