Blog

Como funciona o sinal de Wi-Fi

Cada vez mais somos bombardeados com as novidades online, e para acompanhar essa rápida expansão os restaurantes, bares, shoppings e diversos pontos públicos passaram a se preocupar em disponibilizar sinal de internet através de redes de Wi-Fi, já que assim, além de agradarem seus clientes, podem propagar sua própria marca através de Check-in do Facebook, curtidas na Página, avaliações na Fan page do empreendimento, etc.

Mas como funciona o sinal de Wi-Fi? Confira:

Como funciona

O sinal de Wi-Fi funciona através de ondas de rádio utilizadas para transmitir sinal de internet (como acontece com o rádio, celular e televisão). Os dados são transmitidos via pulsos elétricos, e nos roteadores passam por oscilações elétricas, transformando-as em ondas eletromagnéticas (ou ondas de rádio). Essa troca de informações pode acontecer na frequência de 2.4 GHz ou 5GHz, e quanto mais alta a frequência maior o número de informações carregam em menor tempo.

Basicamente um Wi-Fi funciona através de ondas de eletromagnéticas transmitidas por um roteador, que recebe o sinal, decodifica e emite através de uma antena (essa é a parte principal do Wi-Fi). Ou seja, é muito importante que você tenha um bom roteador para que não tenha problemas com o sinal da internet.

O caminho feito pelas ondas

Conforme comentamos acima, as ondas possuem mais ou menos intensidade de acordo com o quão distante o roteador está, resumindo, paredes grossas podem fazer algum cômodo da sua residência terem sinal de Wi-Fi reduzido. O material do local também pode influenciar no resultado da entrega de sinal de Wi-Fi. Ou seja, azulejos, cimento e concreto podem resultar em baixo sinal de Wi-Fi.

Após todas essas informações, você já deve imaginar qual o melhor lugar para deixar o seu roteador e receber o melhor sinal de Wi-Fi possível, não é mesmo?

O melhor lugar para deixar o roteador

O melhor lugar para deixar o roteador é na região central da casa ou estabelecimento, com cada direcionada para cima, lembrando que os locais com mais volume de demanda devem ser atendidos. Coloque o roteador no alto para que o roteador emita o sinal para frente e para baixo, para desviar de possíveis barreiras, como móveis.

Lembre-se de manter o roteador distante de outros eletrônicos, pois a maioria deles utiliza a frequência de 2,4GHz, que é a mesma frequência usada por alguns roteadores, assim tornando a emissão das ondas mais lenta.

Agora que você já sabe como funciona o sinal de Wi-Fi, precisa encontrar uma empresa que atenda sua demanda!

< Voltar

SUGESTÕES PRA VOCÊ