Blog

Dicas de segurança na internet

A internet nos proporciona lazer como as redes sociais, as plataformas de streaming, jogos e muito mais; e também nos proporciona trabalho, com as soluções que usamos, as ferramentas, os processos e atividades que fazemos e etc. Isto mostra o quanto todos nós somos dependentes da internet para vivermos. E é por essa razão que também devemos tomar cuidado, assim como tomamos cuidados na rua para não sermos assaltados, devemos ter cuidado na internet para não ter dados, como senhas de banco ou arquivos importantes, roubados.

Em uma pesquisa feita pelo setor de segurança do governo americano em 2015, chegou-se a conclusão de que ocorrências de roubo de informações digitais já ultrapassou o número de furtos de propriedades físicas, registrados por empresas. Isso mostra a importância de se proteger na internet para evitar falhas de segurança e a perda de informações, que podem até comprometer o futuro do negócio. Seja um usuário normal de internet ou empresas pequenas, médias ou grandes, é preciso ter muito cuidado na internet, pois você nunca sabe quem está do outro lado do computador e suas intenções.

Então, para que você se sinta mais seguro navegando pela internet e também não cometa nenhum deslize que comprometa sua segurança virtual, presta atenção nas seguintes dicas:

– Primeiro, algo óbvio mas muitas vezes ignorado por preguiça: CRIE SENHAS DIFÍCEIS! Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Prefira a sequências que misturam letras, números e até mesmo símbolos especiais.

Use navegadores atuais, confiáveis e renomados. Usar navegadores de internet atuais garante não só que você consiga utilizar tecnologias novas para a internet, como o HTML5, mas também conte com recursos de segurança capazes de combater perigos mais recentes, como sites falsos que se passam por páginas de banco.

SEMPRE use antí vírus. É fundamental a utilização de antivírus em todos equipamentos, podendo ser versões gratuitas como Avast e AVG ou pagas como McAfee, Bitdefender ou Kaspersky. Também é muito importante que o antivírus esteja sempre atualizado e configurado de acordo com a política de segurança da empresa. Um antivírus desatualizado perde toda sua eficiência e deixa os computadores vulneráveis a ataques.

Proteja a sua rede Wi-Fi. Se a sua empresa tem alguma rede Wi-Fi disponível, é importante proteger o acesso de estranhos e intrusos. Para isso utilize uma senha forte e conexão com encriptação dos dados, também altere as configurações padrão do roteador utilizado, mudando a senha de acesso ao painel de configurações do roteador.

Faça um backup de todos os dados relevantes do seu negócio. Procure implementar procedimentos de cópias de todos os dados importantes da sua empresa. Para informações mais relevantes, como dados financeiros ou informações de clientes e produtos/serviços, é recomendado uma backup diário executado de forma automática, além disso mantenha as cópias seguras e armazenadas em ao menos dois locais diferentes. Já os dados dos computadores e demais informações, uma cópia semanal e devidamente armazenada garante a recuperação desses dados no caso de perdas. Caso aconteça algo, você terá todas as informações contigo e não haverá tantos prejuízos.

Evite o uso de softwares piratas, como jogos, aplicativos de escritório, sistemas operacionais e editores de imagens estão entre os softwares mais pirateados. Seu uso pode parecer vantajoso por causa da disponiblidade, mas entre outros problemas, programas nessa condição representam perigo porque podem ser distribuídos com malwares e, muitas vezes, não contam com as atualizações de segurança que o desenvolvedor disponibiliza para as cópias originais.

Cuidado com emails falsos. Se a mensagem possuir textos com erros ortográficos e gramaticais, fizer ofertas tentadoras ou informar um link diferente do indicado desconfie imediatamente. Na dúvida, entre em contato com a empresa ou entidade cujo nome foi envolvido no e-mail.

Fique atento à sites fakes. Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet. Outros não possuem scripts, mas tentam convencer o usuário a clicar em um link perigoso, a fazer cadastro em um serviço suspeito e assim por diante. É relativamente fácil identificar esses sites: temática é muito apelativa, explorando conteúdo erótico, hacker ou de jogos de aposta, por exemplo; o site abre automaticamente várias páginas ou janelas com banners; seu endereço (URL) , é complexo ou diferente do nome do site; o site exibe anúncios que oferecem prêmios, vantagens ou produtos gratuitos; exigem download de um programa ou cadastro para finalizar determina ação. Ao acessar sites com essas ou outras características suspeitas, saia imediatamente.

Use a nuvem! A nuvem conta com um sistema de backup dinâmico e criptografia de armazenamentos de arquivos. Portanto, você não precisa se preocupar com a exposição dos dados corporativos. E caso você tenha perdido seus dados, ou eles forem roubados, o backup deles estará à sua disposição na nuvem!

Projeta as informações e sistemas financeiros. Sempre mantenha o acesso restrito aos dados e sistemas financeiros da empresa, permitindo que somente pessoas de confiança e bem treinadas operem essas informações, pois são nessas áreas onde acontece o maior número de invasões. É comum ligações simulando contatos de instituições financeiras ou emails falsos que direcionam para acesso a sites de bancos clonados, nesses casos é fundamental sempre o máximo de precaução, na dúvida consulte seu gestor ou contatos financeiros conhecidos.

SEMPRE SE MANTENHA INFORMADO. Informação é a melhor forma de prevenção para qualquer coisa. Assim como na vida real, segurança nunca é demais.

Estas e outras dicas são fundamentais para se manter seguro enquanto navega na internet. Mantenha-se seguro!

< Voltar

SUGESTÕES PRA VOCÊ