Blog

Você sabe o que significa latência (ping)

O “Packet Internet Network Grouper”, ou “Ping” seu apelido carinhoso, é uma parte muito importante da internet e tem grande influência para os que a utilizam diariamente, mas muita gente não sabe o que é isso, para que funciona ou sequer sabe que o ping existe. Por isso explicaremos a seguir:

“Packet Internet Network Grouper”, significa algo parecido com “Agrupador de Pacotes da Internet”, e é um comando que serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede utilizando o protocolo ICMP, este comando basicamente envia dados para esses equipamentos e fica aguardando respostas. Ele está disponível em praticamente todos os sistemas operacionais utilizados atualmente. Este comando avalia a latência, em uma rede de internet; latência é sinônimo de atraso, é usado para expressar a quantia de tempo que leva para um pacote de dados ir de um ponto para o outro, como do seu computador para o site da Solução Network, por exemplo.

Em alguns casos, a latência é medida através do envio de um pacote que é devolvido para o remetente e o tempo de ida e volta é considerada a latência (ping). Dentro de redes, em cada extremidade da viagem, um pacote pode estar sujeito a atrasos de armazenamento e acesso ao disco rígido em dispositivos intermediários, como switches e pontes.

O envio do ping envolve vários aspectos como o tamanho do pacote utilizado, o nome do equipamento “pingado”, o tempo de vida e a latência, além do número de sequência do pacote ICMP. Todos esses tempos são medidos em milissegundos (ms), então, quanto menor o valor registrado no ping, mais rápida é a sua conexão. Para jogos online, ter o ping em um estado equilibrado ou baixo, influencia significativamente na qualidade da jogo, que pode apresentar atrasos e problemas de conexão caso ele esteja alto demais.

Em conexões DSL ou de Internet por cabo, uma latência de menos de 100 milissegundos (MS) são típicas e menos de 25 MS são frequentemente possíveis. Com conexões de Internet por satélite, por outro lado, as latências típicas podem ser 500 MS ou superior, Provedores dia Rádio em Torno de 80MS.

< Voltar

SUGESTÕES PRA VOCÊ